Pular para o conteúdo principal

As casas Espíritas

 
Domingos Cocco
As recomendações de Allan Kardec sobre o Centro Espírita, inseridas no “O livro dos Médiuns”: Das sociedades propriamente ditas, e “Obras Póstumas”: Estabelecimento central, são para a atualidade. Casas pequenas e modestas, que facilite um bom desempenho.

Pequenas: de fácil administração, menor número de freqüentadores facilitando na doutrinação.

Diz Allan Kardec: “O Livro dos Médiuns”, cap. XXIX, item 334. (...) “A dificuldade, ainda grande, de reunir crescido número de elementos homogêneos deste ponto de vista, nos leva a dizer que, no interesse dos estudos e por bem da causa mesma, as reuniões espíritas devem tender antes à multiplicação de pequenos grupos, do que à constituição de grandes aglomerações. Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã”.

         E, complementa, item 335: ”Já vimos de quanta importância é a uniformidade de sentimentos, para a obtenção de bons resultados. Necessariamente, tanto mais difícil é obter-se essa uniformidade, quanto maior for o número. Nos agregados pouco numerosos, todos se conhecem melhor e há mais segurança quanto à eficácia dos elementos que para eles entram. O silêncio e o recolhimento são mais fáceis e tudo se passa como em família. As grandes assembleias excluem a intimidade, pela variedade dos elementos de que se compõem; exigem sedes especiais, recursos pecuniários e um aparelho administrativo desnecessário nos pequenos grupos. A divergência dos caracteres, das ideias, das opiniões, aí se desenha melhor e oferece aos Espíritos perturbadores mais facilidade para semearem a discórdia.  Quanto mais numerosa é a reunião, tanto mais difícil é conterem-se todos os presentes. Cada um quererá que os trabalhos sejam dirigidos segundo o  seu   modo   de   entender;   que   sejam   tratados   preferentemente  os assuntos que mais lhe interessam. Alguns julgam que o titulo de sócio lhes dá o direito de impor suas maneiras  de ver.  Daí, impugnações,  uma  causa  de  mal-estar  que acarreta, cedo ou tarde, a desunião e, depois, a dissolução, sorte de todas as Sociedades, quaisquer que sejam seus objetivos. Os grupos pequenos jamais se encontram sujeitos às mesmas flutuações. A queda de uma grande Associação seria um insucesso aparente para a causa do Espiritismo, do qual seus  inimigos não  deixariam   de  prevalecer-se.  A  dissolução  de  um  grupo  pequeno passa despercebido e, ao demais, se um se dispersa, vinte  outros se  formam ao lado. Ora, vinte grupos, de quinze a vinte pessoas, obterão mais e muito mais farão pela propaganda, do que uma assembleias de trezentos ou de quatrocentos indivíduos”.  

Modesta: sem pompas, pois a ostentação tiraria do Centro Espírita o seu caráter de hospital, escola, e oficina.

É o que recomenda o Codificador: “Obras Póstumas”, FEB, 20° edição, 2ª parte,   Estabelecimento central: (...) “Sem lhe dar um luxo desnecessário e, ao demais, sem cabimento, precisaria que nada aí denotasse penúria, mas apresentasse um aspecto tal, que as pessoas de distinção pudessem estar lá sem se considerarem muito diminuídas”

(...)Uma Casa Espírita, pois, que  pelo trabalho  de seus adeptos,  nunca chegasse a decadência física ou moral, que comprometesse a sua administração e a Doutrina, nem a ostentação..

Destaquemos, pois, quando da construção de uma Casa Espírita:  haverá de ser modesta sem, entretanto, ser inferior a ponto de trazer embaraços de qualquer natureza a seus frequentadores. Ao contrário, deverá ser ampla, saudável, constituída de um bom material, pois será usada por pessoas de diferentes modos de proceder.
Se o Movimento Espírita, pelo que prega a Doutrina, ou seja, da lei de igualdade, passasse a atender ao elitismo, estaria em futuro próximo fazendo do Centro Espírita uma casa para reuniões puramente sociais, retirando dela o seu caráter de  escola das almas  

Repitamos, interpretando Kardec: Casas Espíritas pequenas que, entre outros benefícios, facilite o estudo, estreite fraternidade. .Modesta    que    não    traga constrangimentos  a   seus adeptos, principalmente os menos abastados, os sem “destino”.

Sugere-nos, pois,  a Doutrina que tudo deverá ser feito no sentido de atender a todas e qualquer classe social  pelo consolo que oferece, e principalmente pelos esclarecimentos que a todos leva.

Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo
Domingos Cocco
Rua Raul Sampaio Cocco n° 30 – Bairro Sumaré Telefone: (028) – 3522-4053 – CEP – 29304-506   Cachoeiro de Itapemirim – E..S.. 

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei