Pular para o conteúdo principal

“A Face Oculta da Medicina” no CREMERJ


Luiz Carlos Formiga

“Não importa acreditar na existência dos Espíritos, se essa crença não nos torna melhor, mais benevolente e indulgente para com os nossos semelhantes, mais humildes e mais pacientes na adversidade.” Allan Kardec.

Os acadêmicos da Faculdade de Medicina Souza Marques organizaram um simpósio sobre o livro “A Face Oculta da Medicina”, do Professor Dr. Paulo Cesar Fructuoso. O evento, que será nos primeiros dias de julho de 2016, certamente nos beneficiará neste dia memorável.
O Doutor William Crookes estudou os fenômenos espíritas, durante os anos de 1870-73. Publicou seus resultados no Quartely Journal of Science, em janeiro de 1874. Suas pesquisas científicas foram sobre materialização de espíritos. O livro acima referido também trata desse assunto.
 Na academia, Crookes respondeu a um incrédulo. “Não digo que isso seja possível; afirmo que isso é uma verdade”.
O escritor Victor Hugo afirmou que “evitar o fenômeno espírita, deixar de prestar-lhe a atenção a que ele tem direito, é faltar com o que se deve à verdade.”
O médico Arthur Conan Doyle, criador da série Sherlock Holmes, escreveu o livro “A História do Espiritismo”. Doyle diz que os homens de ciência se dividem em três classes: 1) os que absolutamente não examinaram o assunto – o que não os impede de pronunciar opiniões muito violentas; 2) os que sabem que a coisa é verdadeira, mas temem confessá-lo; e, finalmente, 3) a brilhante minoria dos que sabem que é verdade e não temem proclamá-lo.
Neste nosso século, em 2009, o Dr. Julio Cesar de Sa Roriz relata  como foi operado do coração mediunicamente, pelo Espírito Dr Fritz.
Julio nos enviou as fotos das marcas no corpo, embora o espírito-cirurgião não utilizasse instrumento cortante. Elas estão, corajosamente, na WEB, com autorização de Julio, nos endereços abaixo. Diz ele:
Não há problema algum em publicar a cirurgia espiritual que foi feita com pleno sucesso no meu coração.Remeto a foto que você recebeu antes, mas com maior zoom na cicatriz para ficar menos pessoal e mais focada na cirurgia (cicatriz) propriamente dita. No entanto, se for de todo necessário que eu apareça também na foto da cicatriz, nada a opor. um abraço. Julio Cesar de Sá Roriz
Encontramos no livro, em discussão no CREMERJ, um espírito-médico que se materializava para aliviar as dores dos doentes, mas resolveu dar aula prática, para alunos de medicina espiritual.
Através do fenômeno da materialização com auxílio do médium Gilberto Arruda, o espírito Dr. Frederick von Stein fez uma cirurgia cardíaca , sem hemorragia “significativa” e ainda sem utilizar instrumentos cortantes e anestesia convencional. Stein trocou uma válvula mitral cardíaca, com afecção congênita, por uma nova, “construída” durante o procedimento. “Trocou o pneu do carro andando”.
Existe uma face oculta da medicina que a academia insiste em ignorar.
Dr. Bezerra, outro médico desencarnado, pela psicografia de Francisco Candido Xavier no livro “A Religião dos Espíritos”, discute os problemas do mundo e diz que “para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o mostro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.
Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita que o desentranha da letra, na construção da Humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela ideia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: “Fora do Cristo não há solução.”
Podemos dizer que a ciência precisa ser feita com amor.
https://issuu.com/merchita/docs/ciencia_con_amor._dr_luiz_
carlos__f?e=8707178/14547169
https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga/
Que possamos neste julho de 2016, homenagear com a nossa presença esses espíritas corajosos, no CREMERJ.
Dr Paulo Cesar Fructuoso demonstra a mesma iniciativa e mesma coragem de outros valorosos médicos e/ou pesquisadores do passado, como Brasilio Marcondes Machado.
A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de 1922, trazendo uma "Contribuição ao estudo da Psychiatria, Espiritismo e Metapsychismo”, na Faculdade de Medicina do Rio de janeiro.
Quatro meses depois, foi chamado à defesa do trabalho, em 26 de dezembro, às 13:30 horas". Resultado - "reprovado".
O corajoso estudante de medicina não se abateu e não se deixou esquecer. Construiu o seu passado e mantendo a sua dignidade afirmou:  "vou esperar o um dia depois do outro para voltar à defesa desta mesma causa que, então, será a de todos nós, na sciencia ou fora dela".
 "Deste resultado julguem os que me lerem, pois não quero ser juiz em causa própria". "Graças a Deus as fogueiras estão extinctas e os Torquemadas fora de moda". "Le monde marche..."
      Sua história está ligada a Sede da Chácara Itaim, São Paulo, cuja entrada era na altura da Rua Clodomiro Amazonas, ia além da Rua Iguatemi, chegando até as ruas Aspásia e Sertãozinho. O imóvel foi adquirido, por ele, em 1927. Nasceu assim o Sanatório Bela Vista.



     Muitos são os mistérios ocultos aos sábios e aos prudentes (ESE. Cap VII), lembremos do Sermão da Montanha. Bem aventurados os pobres em espírito, ou seja, os não orgulhosos, os humildes. Jesus não se refere aos homens desprovidos de inteligência. O homem inteligente certamente possui uma missão na Terra.

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H