Pular para o conteúdo principal

Segundo a “Palavra”


“Pergunta-se: que proveito podia o povo tirar dessa multidão de parábolas, cujo sentido se lhe conservava impenetrável?” (...) (1).

Os Evangelhos, ditos por parábolas, estão na boca do povo cristão; porém, interpretados ao “bel-prazer”, em virtude de serem escritos em metáforas. Assim, como tirar de tantos escritos a verdade, se cada um, de várias correntes evangélicas, tem lá a sua interpretação?

Para selecionar e elucidar a multidão de parábolas, a misericórdia Divina, sobre o comando do Mestre Jesus, enviou-nos o Consolador Prometido, as “vozes dos Espíritos”, ou seja, o Espiritismo: (...) “Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.” (...) -- O Espírito de Verdade. (2)

Há, porém, alguns conceitos firmados por Jesus que, não resta a menor dúvida, são claros, perfeitamente compreensíveis, definidos no seu sentido, no seu significado!..

Diz Allan Kardec: (...) “É de notar-se que Jesus somente se exprimiu por parábolas sobre as partes de certo modo abstratas, da sua doutrina. Mas, tendo feito da caridade para com o próximo e da humildade condições básicas da salvação, tudo o que disse a esse respeito é inteiramente claro, explícito e sem ambigüidade alguma. Assim devia ser, porque era a regra de conduta, regra que todos tinham de compreender para poderem observá-la. Era o essencial para a multidão ignorante, à qual ele se limitava a dizer: “Eis o que é preciso se faça para ganhar o reino dos céus”. (...) (3) 

A caridade, conforme consta em Mateus: “Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; --- porquanto, tive fome e me deste de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; --- estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver”.

“Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? --- Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? --- E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? --- O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.” 

“Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de 

mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e 

seus anjos; --- porquanto, tive fome e não me deste de comer, tive sede 

e não me destes de beber; precisei de teto e não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.” 

“Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou 

sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? --- Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas as vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo. “ (4) 

A reencarnação, Mateus: “Jesus, tendo vindo às cercanias de Cesaréia de Filipe, interrogou assim seus discípulos: “Que dizem os homens, com relação ao filho do homem ? Quem dizem que eu sou ? -– Eles lhe responderam: “Dizem uns que és João Batista; outros, que Elias; outros, que Jeremias, ou algum dos profetas” --- Perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” –- Simão Pedro, tomando a palavra, respondeu: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. --- Replicou-lhe Jesus: “Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne nem o sangue que isso te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (...) (5)

(Após a transfiguração.) Seus discípulos então o interrogavam desta forma: “Por que dizem os escribas ser preciso que antes volte Elias? “ --- Jesus lhes respondeu: “É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as coisas: --- mas, eu vos declaro que Elias já veio e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer o filho do Homem.”--- Então, seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara.” (6) – (...) 

Sem reencarnar, sem passar o Espírito por muitas experiências na vida física, não alcançará o “sede perfeitos”, anunciado por Jesus!.. (...) “O escolar não chega aos estudos superiores da Ciência, senão depois de haver percorrido a série das classes que até lá o conduzirão!.”. (7) 

Segundo a “palavra”: “Fora de caridade não há salvação“, e “ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo!..” 

Bibliografia
(1) - E.s.E. - cap. XXIV, 6 
(2) - E.s.E. - prefácio 
(3) - E.s.E. - cap. XXIV, 6 
(4) - Mateus - cap. XXV, 31 a 46
(5) - Mateus - cap. XVI, 13 a 17
(6) - Mateus - cap. XVII, 10 a 13
(7) - E.s.E. - cap. IV, 26

Cachoeiro de Itapemirm, ES.
Domingos Cocco
domingoscocco1931@yahoo.com.br 
Rua Neca Bongosto n° 06 – Bairro Sumaré
Telefone: (28) – 3522-4053 – CEP 29304-590

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei