Pular para o conteúdo principal

A CASCA E A VERDADEIRA GRANDEZA (*)

Luiz Carlos Formiga


Leon Denis diz que o homem constrói a primeira cidade e, com a vida em sociedade, começa a vida moral Esta vida para ser eficaz, não pode ser isolada. Fora de seus limites, além do nascimento e da morte, vemos, numa espécie de penumbra, desenrolar-se uma multidão de existências através das quais conquistamos o pouco de saber e de qualidades que possuímos e pelos quais também conquistaremos o que nos falta: uma razão perfeita, uma ciência sem limites e um amor infinito por tudo quanto vive.
A vida isolada é a vida egoísta; a vida em comum é a vida moral, que faz nascer o direito e o dever. É na revelação das Leis Morais que reside a verdadeira grandeza do Espiritismo. Os fenômenos espíritas são um prólogo da lei moral. Embora muito imperfeitamente, comparemo-los à casca revestindo o fruto: inseparáveis em sua gestação, possuem, entretanto, um valor muito diferente.
Na sociedade encontramos ricos e pobres. Riqueza e poder são concedidos por Deus à criatura reencarnada para experimentá-la. A riqueza incita os excessos e Deus experimenta o rico pelo emprego de bens e poderes. Riqueza e poder geram paixões, que nos prendem à matéria. Difícil é  “entrar um rico no reino dos céus”. 
O rico pode se tornar egoísta, orgulhoso e insaciável. As necessidades aumentam e parece que nunca possuímos o bastante.
Uns impõem a si uma vida de misérias e privações, diante de uma nova reencarnação, objetivando suportá-las com coragem. Outros preferem experimentar as tentações da riqueza e do poder. Decidem experimentar as forças diante do vício.
Jesus recebeu críticas por alojar-se na casa de um homem poderoso e rico e por isso considerado de má vida. O Mestre quando entrou em Jericó dirigiu-se a um coletor de impostos, dizendo-lhe que se hospedaria em sua casa. Quem seria aquela pessoa, chamada Zaqueu? Como era a sua vida moral?
Leon Denis: “a vida isolada é a vida egoísta; a vida em comum é a vida moral, que faz nascer o direito e o dever.” Enfatizemos, dever e direito.
O “chefe” Zaqueu embora rico apresentava necessidades morais de estímulo para o bem e demonstrava também desejo de ser bom. Isso nos faz lembrar a professora e compositora Vilma Macedo de Souza, em “Como é bom ser bom”.
"Sentir o bem é bom! Pensar no bem é bom! Falar do bem é bom! Fazer o bem é muito bom!  Quanta alegria, a, a, a, a !  A alma irradia, a, a, a, a ! Se é de bem, a, a, a, a ! A nossa ação, a, a, a, a !  Quando o irmão sorri !  Ouço meu coração...  Que bem feliz, canta comigo, esta canção!  Como e bom...!   Como é bom ser bom. lá, laiá, lá, laiá..   Como é bom ser bom. lá, laiá, lá, laiá...  Como é bom ser bom.  Ser bom é muito bom.
Zaqueu apresentando-se diante de Jesus, contou: “Eu dou a metade dos meus bens aos pobres; e se causei mal a alguém, no que quer que seja, eu lhe retribuo em quádruplo.”  Zaqueu era normal ou fora de série?
O Espírito J.J. Rousseau é enfático: “A preocupação pelas questões morais está para ser criada; discute-se a política que examina interesses gerais, discute-se interesses privados, apaixona-se pelo ataque, ou defesa das personalidades; mas as verdades morais, o pão da alma, o pão da vida, são deixadas na poeira acumulada pelos séculos".
Leon Denis diz: “O estado social valerá o que nós valemos. Se nós somos retos, justos, esclarecidos, o Estado será grande; se somos pequenos, ignorantes e viciosos, o próprio Estado será frágil e miserável.” Portanto, o progresso social só o é possível com o progresso de cada um de nós.
Depois da crucificação de Jesus, Zaqueu recebia intuições protetoras que lhe falavam de rumos novos, bem diversos daqueles que a sociedade viciosa lhe apontava.
Sentindo na alma um vazio, por não estar aceito e trabalhando entre os militantes da Boa Nova, havia doado parte dos seus bens aos pobres, disponibilizou recursos para a sua família, distribuiu terras entre os camponeses e reservou, vida mais simples, apenas o necessário à própria manutenção, pelos primeiros tempos.
Frustrou-se pois não participou dos momentos da volta e reaparição do Cristo, após o terceiro dia. Visitava Pedro e tentou insinuar-se entre os seus discípulos, mas nem era notado. No entanto, a ressurreição do Mestre lhe havia revigorado a esperança. A ressurreição, a vida espiritual, estava nos planos de Jesus e Ele fez demonstração prática a Tomé.
Por que Jesus o escolhera?
“Não fostes vós que me escolheste, mas fui Eu que vos escolhi e vos constituí para irdes e produzirdes muito fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vos conceda. (Jo 15:16-17).
Por várias vezes Tomé estivera com Jesus em casa de Lázaro e, quando a notícia de sua morte chegou teve o coração dilacerado. Como suportar tamanha dor?
Jesus ressurgiu aparecendo à Madalena.
Surgiu também em recinto fechado onde sua voz ecoou:  “A paz seja convosco!” Mostrou as chagas e os discípulos encheram-se de alegria e esperança.  Mas, Tomé não estava com eles!
No dia seguinte, quando Tomé chega, é recebido com gritos de alegria:
Tomé, Tomé, Jesus voltou!
Atordoado, recebe mais uma punhalada no coração: Perdera a oportunidade de ver Jesus de novo.
 A reação foi imediata: Vocês estão loucos. Seu senso de realismo cristalizou-se e ele, então, explode:  “Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar dos cravos e minha mão do seu lado, não crerei.”
 Jesus esperou vários dias, para que Tomé tivesse oportunidade de rememorar os três anos de ensinamentos. O seu problema era exatamente a pedra angular: a realidade espiritual, a imortalidade do espírito.
Então, no oitavo dia, Jesus apareceu no meio deles: “A paz seja convosco!”
Tomé, coração acelerado, embargado de pranto, vê Jesus se aproximar e dizer:  “Vem, Tomé, introduz aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Põe a mão do meu lado e não sejas incrédulo, mas crê”.
Um dia, Zaqueu ouviu de Saulo de Tarso sobre o colóquio na entrada de Damasco.
Aconselhado e guiado por Paulo formulou sua “linha de trabalho”. Não se limitaria à adoração inativa, que pode cristalizar-se em fanatismo.  
Não realizou milagres, mas estancou a aflição com suas palestras em torno do Mestre. Ergueu a coragem e a fé de corações desanimados.Lutou e venceu o ateísmo, recuperando almas para Deus. Renovou esperanças na alma de muitas mães desgostosas com a indiferença dos filhos, em relação à prática do bem.
Zaqueu passou a burilar a razão e a cultivar um amor infinito, por tudo e por todos. Deixara de ser um homem rico e poderoso para passar a usufruir outro tipo de riqueza e poder.(**)
Revigorou a decisão de muitos pecadores que temiam procurar o bom caminho, porque estavam envergonhados de se apresentarem a Deus, através da prece.
Não nos aprisionemos nos erros do passado. A hora é de renovação. É hora de cultivar nossas necessidades morais de estímulo ao bem e deixar eclodir um aflitivo desejo de ser bom.
Através da prece, em benefício próprio, renovemo-nos para jornadas reabilitadoras, sem sentir constrangimento ao nos colocarmos diante da Inteligência Suprema.
Lembremos que no mundo espiritual, admiráveis são todos os espíritos nobres e retos que militam com grandeza na Causa do Bem. Entretanto, não menos admiráveis são todos aqueles que se reconhecem frágeis e imperfeitos, caindo e erguendo-se, muitas vezes, nas trilhas da existência, sob críticas e censuras, mas sempre resistindo à tentação do desânimo, sem desistirem de trabalhar.

(*) Texto composto com frases de: No Invisível; Depois da Morte; O Livro dos Espíritos;
O Livro dos Médiuns; Ressurreição e Vida.
(**) Admiráveis e poderosos
Admirables y poderosos




Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei