Pular para o conteúdo principal

Ah! Que saudade de Yvonne Pereira!

Luiz Carlos Formiga

Lendo Jorge Hessen (1) lembrei Martha Medeiros (2).

Jorge cita Chico Xavier. Martha comenta “que deputados na Suécia moram em apartamentos funcionais de 40 metros quadrados com lavanderia comunitária. Seus gabinetes de trabalho possuem 18 metros quadrados, sem secretária, assessor ou carro com motorista. O dinheiro do contribuinte não é usado para privilégios de qualquer espécie.”
Quando cheguei a Uberaba percebi que o Centro Espírita da Prece, onde Chico trabalhava não tinha forro. Mas quanto se produziu ali!
Quando o representante do Ministério da Saúde entrou no meu pequeno laboratório na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ não deve ter entendido nada. Não era uma Petrobrás! Como fazer “daquilo” um Centro de Referência? (*)
Martha em Brasília recebeu um carro só para ela e pensou que “tinha algo errado ali”. Claro, sem depreciar a “Ordem do Mérito Cultural”, uma honraria recebida no Palácio do Planalto e da qual se orgulhava.
Jorge diz que sente muita saudade de Chico e de suas ponderações:
"É preciso fugir da tendência à "elitização" no seio do movimento espírita. É necessário que os dirigentes espíritas, principalmente os ligados aos órgãos unificadores, compreendam e sintam que o Espiritismo veio para o povo e para com ele dialogar."
Alguns não vão entender. Nem Chico, nem Martha. Ela diz que “o poder é horizontal. Poderoso é quem distribui, compartilha, multiplica. É quem produz ideias e soluções, e as torna úteis e benéficas para os outros. É quem não passa a vida tentando preencher o próprio vazio.”
Jorge adverte para que simpósios programados por espíritas não venham a parecer uma competição entre intelectuais com titulação acadêmica, como se essas fossem um “passaporte” para traduzirem “melhor” os conceitos Kardequianos.
Martha e Jorge parecem “duros”, mas discutem poder e status.
Martha pede ao que “deseja mordomia que bata em outra vizinhança. Deve entrar para a política apenas aquele que deseja servir ao país, e não ser servido por ele.”
O que diria Martha daquele que vai ao Centro Espírita palestrar, sim, “se” lhe oferecerem carro e motorista?
Jorge citou de Chico Xavier o que se aplica a um NEU. "O diálogo entre grupos reduzidos de estudiosos sinceros, apresenta alto índice de rendimento para os companheiros que efetivamente se interessam pela divulgação dos princípios Kardequianos."
Como divulgar no ambiente universitário sem flertar com o “elitismo”?
Podemos fazer um trabalho com bom rendimento?
Como chegar a esse poder?
“Poderoso é quem distribui, compartilha, multiplica. É quem produz ideias e soluções, e as torna úteis e benéficas para os outros.”
Temos divulgado contribuições e comemorado em outubro.
Lutamos em 2015 contra o suicídio também no Setembro Amarelo. O NEU-UERJ programou palestra para comemorar o seu 17º Aniversário. No dia 02 de outubro de 2015 a oradora Yasmin Madeira enfatiza a necessidade do socorro aos suicidas. Enaltece a importância do trabalho e roga por sua continuidade.
Alguns textos foram produzidos, enfatizando a importancia desse setembro, que foram enviados a todos os membros do NEU-UERJ.  A leitura pode ajudar a perceber importância do tema na atualidade e sua ligação com a nossa universidade. Os espíritas sabem que muito se pode fazer com um sorriso, um abraço e uma prece, mesmo num pequeno grupo.
Como informação é “vacina”, pedimos desculpas mas colocamos adiante seus endereços eletrônicos.
Espiritismo, Suicídio e Usuários de Substâncias de Abuso.
Suicídio e resiliência
O suicídio. a prevenção e o centro espírita.
 O suicídio e a esperança em Cristo
 O aumento no suicídio pode ser a ponta do iceberg
Suicídio na Infância

“Há um extravagante formalismo por parte daqueles que são responsáveis pelas casas espíritas”, diz Jorge Hessen. Em seguida, cita frase de Chico Xavier: "prioriza-se a preocupação com o patrimônio material ao invés do espiritual e doutrinário.”
Como não lembrar Martha? “Status é ranking. Costuma ser valorizado por quem verticaliza as relações. Não vejo problema em se proporcionar coisas belas, saborosas, requintadas. Se são pagas com o próprio suor, é um direito adquirido, mas não confere poder algum, apenas bem-estar privado.”
Ah! Que saudade de Yvonne Pereira!

Leitura adicional
1. Ah! Que saudade do Chico Xavier!
2. Poder e Status (Martha Medeiros)

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA (PARTE III (CAPÍTULOS 15 ATÉ 23)

LEONARDO MARMO MOREIRA CONTINUAÇÃO DA PARTE II... Capítulo 15 – A Revolução Francesa                 Nesse capítulo, fora o jargão católico que permeia todo o livro, não há maiores pontos de destaque para a leitura de um Espírita militante. Todavia, acreditamos válido dois registros: p.111  “— Anjo   amigo – interpelou um dos operários da luz naquela augusta assembleia...”                                 “Anjo” é uma expressão católica que não tem nenhum valor à luz da Doutrina Espírita. Será que não poderia ser substituída? A Doutrina Espírita não veio ao mundo para proporcionar a cada um de nós a Verdade que liberta da ignorância? Ora, a ignorância espiritual inclui as visões mitológicas a respeito de Espíritos superiores, os quais são Espíritos humanos, trabalhando para o desenvolvimento progressivo de suas qualidades, o que consiste destino comum a todos nós. Cabe a pergunta: será que Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, André Luiz, Yvonne Pereira, H