Pular para o conteúdo principal

Espiritismo, Suicídio e Usuários de Substâncias de Abuso.


Luiz Carlos Formiga
Em 1994 surgiu o “Programa de Prevenção de Suicídio Fita Amarela”, que se tornou internacional, 47 países. A data de 10 de setembro tornou-se o dia mundial de prevenção, pois falar de suicídio pode salvar vidas.
Num Hospital Universitário, pesquisadores encontraram a taxa de 83,6 na faixa etária de 10-49 anos. Portadores de transtorno mental e usuários de substâncias de abuso eram 50,9%.
A maior parte das comunidades terapêuticas é mantida por comunidades religiosas. Hoje há um maior numero de pesquisas e discussões acadêmicas sobre a relação entre religião, espiritualidade e saúde mental.
Investigações passaram a demonstrar que pessoas religiosas não eram sempre neuróticas ou instáveis. Indivíduos com fé religiosa profunda na realidade pareciam lidar melhor com estresses da vida. Recuperavam-se mais rapidamente de depressão, apresentando menos ansiedade e outras emoções negativas. Assim, religiosidade e a espiritualidade vêm sendo claramente identificadas como fatores protetores ao consumo de drogas.
Os dependentes de drogas apresentam melhores índices de recuperação quando seu tratamento é permeado por uma abordagem espiritual, de qualquer origem, quando comparados a dependentes que são tratados exclusivamente por meio médico.
As entidades religiosas são importante recurso comunitário de apoio ao tratamento da dependência química. Devido ao papel de assistência social das religiões a exploração deste tema pode ser de grande relevância para a saúde pública em países como o nosso.
Na década de 1980 foi produzido um vídeo contando com a participação de espíritas profissionais de saúde. Nele, recebemos a tarefa de dar o enfoque espírita ao problema da droga. Não poderiam ser esquecidos três pontos fundamentais: o encontro de uma personalidade com uma droga psicotrópica, dentro de um certo grupo ou contexto sócio/cultural.
O documentário discutiu diversas questões, vejam algumas: como explicar a vulnerabilidade de determinadas pessoas? As drogas podem trazer à tona instintos primitivos arquivados no inconsciente profundo? Que tipo de educação recebida pela criança pode favorecer seu consumo?  A dependência pode ser provocada por espíritos desencarnados? Por que pessoas bem sucedidas na vida, executivos, artistas, consomem drogas? Como o Centro Espírita pode ajudar na prevenção? As taxas de consumo são mais elevadas no subconjunto populacional em que as famílias não são coesas? E, a família como vai?
Convidamos agora ao exame de parte do documentário, transcrito abaixo, resgatando memórias e alguns textos mais recentes indicados para leitura adicional.
Se a comunidade religiosa é importante na ajuda aos usuários de drogas, poderá ser útil também neste Setembro Amarelo.
“O Evangelho é portador de todos os ensinamentos essenciais e necessários, sem nos impor a necessidade de recorrer a nomenclaturas difíceis, distantes da simplicidade com que o Mestre nos legou a carta de redenção, na qual nos pede atenção amorosa e não teorias complicadas.” Emmanuel/Chico Xavier. Caminho, Verdade e Vida. Lição 160. O Varão da Macedônia.
Dependência Química e Espiritismo (parte 4/5)
A Doutrina Espírita não libera o indivíduo do tratamento com profissionais de saúde competentes, seja da área da Psicologia ou da área Médica. Junto fazemos um tratamento que é importante, porque ele visa ao que chamaríamos de “evangelização do paciente”. Porque nessa questão que estamos desenvolvendo, o que deve ser tratado é a vida emocional infantil, dos espíritos imperfeitos, que passam pela problemática das drogas.
Então, nós vamos fazer um trabalho de evangelização do paciente, no Centro Espírita, para que ele possa desenvolver, ao longo do processo, altos níveis de consciência, até que ele possa acordar a consciência, antes estava adormecida, e possa atingir estágio mais alto de consciência lúcida, porque quando atinge esse estágio ele apreende a verdadeira realidade; reconhece o verdadeiro sentido da própria vida.
Esse indivíduo nesse nível de consciência, percebendo agora o verdadeiro sentido da vida, passa a ter as taxas de consumismo decaindo, rapidamente. Aquilo que muitas vezes não interessa à sociedade, onde está inserido.
Na medida em que vai frequentando a Casa Espírita ele vai desenvolvendo o domínio da afetividade e atingindo níveis mais altos de consciência, ele também começa a se libertar do problema, sob o ponto de vista psicológico-espiritual.
A Casa Espírita não fica aí. Nós temos outros recursos, que podem ser valiosos para o paciente. À semelhança do que ocorre em outras doenças, quando você apresenta um processo de intoxicação por alguma droga, nós fazemos uma desintoxicação. Seria uma fase chamada de “soroterapia”, para neutralizar o veneno, como acontece numa mordida de cobra.
No Centro Espírita fazemos a desobsessão. Porque, como o homem é de natureza espiritual, nós percebemos que existe a possibilidade de espíritos desencarnados exercerem pressões sobre os espíritos ainda encarnados. Então há um processo que chamaríamos de “espirítopatia”, que é o predomínio de uma mente sobre a outra. Nós poderíamos pensar em tipos diferentes desse processo.
Espíritos simplesmente sofredores encontram indivíduos com personalidade frágil e que estão envolvidos com o problema das drogas. Encontrando sintonia mental eles se acoplam ao processo, numa verdadeira fusão perispiritual, dos corpos espirituais. Nessa fusão então há o agravamento causado pelos espíritos, pelos espíritos sofredores.
Mas existem também espíritos que não são apenas sofredores. Eles são muito mais imperfeitos, muitas vezes são maus, capazes de subjugar o indivíduo, imprimindo-lhes o seu pensamento e modificando-lhes a vontade. O indivíduo passa então a necessitar de doses cada vez maiores da droga e com maior frequência, num processo extremamente difícil de ser trabalhado no Centro Espírita, porque não depende exclusivamente da Casa Espírita, depende também da vontade do obsidiado de se desligar de seu obsessor.
Então nesse processo de subjugação, em que há um predomínio forte de uma mente sobre a outra, há necessidade de um bom trabalho na Casa Espírita, de uma reunião, que chamamos de desobsessão.
Essa obsessão, a contrição de um espírito sobre o outro, pode se processar num nível que passa por aquilo que chamamos de fascinação. Isso nós vamos encontrar em executivos, nos artistas, que diante de todo um processo de fama, acabam entrando nas drogas.
A droga os ajuda a criar, a permanecerem mais ativos. Isso, muitas vezes, é ocasionado pela fascinação de um espírito que trabalha envernizando o seu ego, e ele vai entrando nesse processo de dominação, que também é um pouco mais difícil de ser resolvido. Mas esse trabalho existe na Casa Espírita e é um trabalho de amor.  Você trabalha tanto o indivíduo que consome as drogas, quanto o espírito que o leva a consumir ou auxilia esse processo de consumo, tratando os dois doentes e tentando fazer essa separação.
Mas, na realidade em Doutrina Espírita não há separação, porque o amor une. Ou seja, nós vamos trabalhar as duas personalidades a encarnada e a desencarnada para que ambas atinjam um alto nível de consciência e possam perceber o verdadeiro sentido da vida, quando isso acontece evidentemente a cura é mais rápida.
Por isso que a Doutrina Espírita tem muito a oferecer nesse campo.
Mas, além disso, é feito outro tipo de trabalho. Já que a Doutrina Espírita não utiliza medicamentos, nós trabalhamos com o nós chamamos de água fluidificada.
Nós sabemos que a água é veículo poderoso para carrear energias, medicamentos energéticos, colocados pela espiritualidade. A água é utilizada não apenas nesses casos.
Além de água fluidificada a terapêutica espírita utiliza um processo, que foi ensinado inicialmente por Jesus, que é o “Passe”, a imposição de mãos. E nesse passe, nessa imposição de mãos, o que é veiculado ao indivíduo, para o seu fortalecimento perispiritual é aquilo que nós chamamos de bioenergia. Essa bioenergia é aquela mesma que, no laboratório de Bioquímica, é capaz de modificar a cinética de uma enzima, ou seja, através do passe é possível acelerar a atividade de uma enzima ou realizar fenômeno inverso, dependendo da orientação para a cura do paciente.
Então em síntese: a terapêutica espírita está baseada na educação do espírito, no sentido de um crescimento espiritual; no afastamento de espíritos que podem estar acoplados ao processo e um tratamento do corpo perispiritual, que é lesado nessas condições, através da água fluidificada e do passe, como Jesus nos ensinou.
Leitura adicional
Observação.  Dependência Química e Espiritismo
Parte 1/5
Parte 2/5
Parte 3/5
Parte 5/5

Postagens mais visitadas deste blog

O livro “Maria de Nazaré” do autor espiritual Miramez pela mediunidade de João Nunes Maia: Uma análise crítica”

Leonardo Marmo Moreira O zelo doutrinário e o cuidado em não aceitar utopias antes delas serem confirmadas é o mínimo de critério que todo espírita consciente deve ter antes de admitir algo dentro do contexto do estudo espírita. Esse critério deve ser ainda mais rigoroso antes do espiritista sair divulgando ou citando, enquanto expositor ou articulista espirita, tais dados ou informações como corroborações a qualquer ideia ou informações, ainda mais quando digam respeito a realidades de difícil constatação, tais como detalhes da vida do mundo espiritual; eventos espirituais envolvendo Espíritos de elevadíssima condição, episódios espirituais de um passado distante, entre outros. Esse tipo de escrúpulo é o que faz com que o Espiritismo não seja apenas uma religião convencional, mas esteja sustentado em um tripé científico-filosófico-religioso, cujo material de conexão dos vértices desse triângulo é a fé raciocinada.  Temos observado confrades citarem a obra “Maria de Naz

A Tangibilidade é uma Manifestação do Corpo Mental

  José Sola Um dos atributos de Deus apresentado por Allan Kardec é de que a Fonte Originária da Vida, em sua essência, é imaterial. Somos ainda informados pelo mestre Lionês, de que o espirito é uma centelha divina emanada do Criador, o que nos leva a concluir que o espirito é imaterial, tanto quanto Deus. E no intento de corroborar o que estamos informando, vamos apresentar algumas questões de Kardec que nos permitirá analisar com maior clareza este conceito. 25 - O espirito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? R – São distintos, mas é necessária a união do espirito e da matéria para dar inteligência a esta. Nestas palavras do Espirito da Verdade fica explicitado que espirito e matéria são elementos independentes, mas que é o espirito o eu diretor da matéria, assim, é ele que propicia inteligência a mesma. 26 - Pode se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria

Armas de fogo para quê? Somos pela paz

Armas de fogo para quê? Somos pela paz Jorge Hessen  jorgehessen@gmail.com Brasília - DF  Um encontro entre jovens, em um condomínio de luxo de Cuiabá, se tornou uma tragédia no dia 12 de julho de 2020. Naquela tarde, como fazia com frequência, Isabele Guimarães, de 14 anos, foi à casa das amigas. Horas depois, a jovem foi morta com um tiro no rosto. A autora do disparo Laura, também de 14 anos, relatou à polícia que atirou de modo acidental em Isabele. A adolescente afirmou que se desequilibrou, enquanto segurava duas armas, e disparou. A família da Isabele não acredita nessa versão. Laura praticava tiro esportivo desde o fim de 2019. Ela participou de duas competições e venceu uma delas. (1) Hoje em dia , adolescentes como Laura podem praticar tiro esportivo sem precisar de autorização judicial, graças ao decreto assinado pelo atual presidente do Brasil. A família de Laura, a homicida, integra uma categoria que tem crescido no país, sobretudo durante o atual governo brasilei